quarta-feira, 3 de março de 2010

DE BAIXO PARA CIMA


Todo político é ladrão”. “Votar não faz diferença nenhuma, nada muda mesmo”. “O Brasil não vai pra frente nunca, com tanta corrupção dos políticos”. Frases como essas representam um pouco das manifestações de desânimo e descrença quanto ao comprometimento de nossos representantes políticos na construção de uma sociedade melhor.


Elas indicam uma imensa ilusão de nossa cultura social: “a do salvador da pátria”, a idéia de que as transformações para uma sociedade melhor serão conduzidas por um chefe político, que fará tudo sozinho, enquanto assistimos de camarote a evolução promovida por um verdadeiro messias salvador do povo.

Essa visão é muito cômoda, pois coloca somente nos outros (representantes políticos) a responsabilidade de melhorar a sociedade em que vivemos, afastando as necessárias atitudes da participação e de controle social nas decisões e destinos de nossa nação.

Além do comodismo, há uma clara aceitação social das práticas inescrupulosas e corruptas “estreladas” pelos nossos representantes políticos e seus aliados. Quem já não ouviu ou disse que “se estivesse no poder também roubaria”, ou ainda que aceita que roubem desde que façam uma boa administração: “rouba, mas faz”. Esse modo de pensar reprime as mudanças, pois viabiliza a corrupção e abre caminho amplo para os mal-intencionados.

Diante disso, fica claro que os representantes políticos espelham a postura dominante na sociedade. Se há muita corrupção é porque aceitamos e/ou participamos da corrupção (principalmente com o jeitinho brasileiro). Quando formos rigorosos com a nossa conduta moral, não iremos admitir representantes que hajam de maneira torpe.

As grandes mudanças morais partem da conscientização individual e da transformação íntima, até alcançar a maioria dos indivíduos. É um processo que parte da educação pessoal, que se combina com a mudança dos demais sujeitos até se tornar uma força transformadora. Assim como a regeneração não acontecerá como um passe de mágica, a melhoria das condições sociais não virá de um messias ou de um automatismo divino.

A mudança irá partir de cada um de nós. Vamos, então, fazer com que estas idéias do amor ao próximo e da responsabilidade perante a lei divina sejam “contaminadas” no nosso meio social. Essa será a força que nos blindará contra a corrupção, os desmandos, os abusos na prática política e que prejudicam tanto a nossa coletividade. Lembremos de Jesus (Mt.6,33): “buscai primeiramente o Reino dos Céus e sua Justiça (a transformação moral) e tudo o mais vos será dado por acréscimo (paz, fraternidade e melhoria das condições sociais).

DO BRASIL PRO MUNDO INTEIRO

4 comentários:

  1. Eu já não me engano mais: o povo brasileiro é tão ou mais corrupto quanto seus "representantes" políticos. Muita gente que cutuca os políticos, no lugar deles faria igual ou pior.

    Quer um exemplo? Eu dou.

    Lula se gaba de ter uma origem pobre, mas é um grande corrupto (hoje, só se fala do tal mensalão do DEM; certo, e o mensalão do PT, alguém foi julgado? Não! Não! Não!).

    O filho de Lula, de simples funcionário de zoológico tornou-se a um dos homens mais ricos do Brasil. Por que será hein?

    ResponderExcluir
  2. Jin May,

    É tarefa urgente, então, começar a arrancar esta praga de nossa cultura: a corrupção. A melhor forma é fazer a nossa parte, para que tenhamos condições morais de cobrar de quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  3. A mudança do mundo pode ser realizada. Não é necessária nenhuma revolução armada ou golpes de estado. Basta que começemos por nós e no nosso ambiente mais próximo, nossa comunidade. Mas não devemos esperar resultados imediatos. É preciso tempo e muita perseverança. O consolo é que "os que perseverem serão salvos". Hoje já se tem muito conhecimento sobre como simples atitudes no cotidiano produzem grandes transformaçoes na sociedade. Jesus mudou o mundo com apenas uns quinhetos seguidores iniciais.
    http://centroemovimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caro Ivomar,

    É este sentimento esperançoso que precisa motivar nossas ações. A Doutrina Espírita nos ajuda neste ponto nos mostrando as consequências futuras de nossa conduta, ampliando nossa percepção para outras vidas, passada e futuras, fazendo com que nos desvencilhemos do imediatismo materialista.
    Precisamos começar hoje e agora a nossa transformação que o resultado chegará, mais cedo ou mais tarde. Se forem só quinhentos a pensar desta forma na atualidade, no futuro, em decorrência da nossa participação, serão milhões. Abraço

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.