quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

KARDEC E OS TEMAS DA POLÍTICA 1: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE

              O Codificador Allan Kardec, como homem sensato e bastante comprometido com a realidade da sociedade que o cercava, comentou, em várias oportunidades, temas relacionados à política, entendida aqui como o fenômeno social caracterizado pela disputa de interesses (pessoais, institucionais ou de grupos) com vistas a alcançar o poder de organizar e administrar o Estado.
            Abordaremos, neste primeiro comentário sobre as considerações de Kardec, o texto encontrado no livro Obras Póstumas com o lema da Revolução Francesa, que inspira os modernos ideais democráticos.
            Liberdade, igualdade e fraternidade, na visão do nobre Codificador, não são somente palavras, mas ideais que devem ser buscados por todos os indivíduos, em especial os detentores do poder, de modo a possibilitar um convívio social harmônico e justo.
            No entanto, para a sociedade alcançar tal progresso, Kardec identifica os mais perniciosos obstáculos que devem ser superados: o egoísmo e o orgulho. Nas palavras do grande professor: “sendo o egoísmo a praga dominante da sociedade, enquanto ele reinar dominador, o reino da verdadeira fraternidade será impossível”... “para a realização da felicidade social, a fraternidade está em primeira linha”... “tratar alguém como irmão é tratá-lo de igual para igual. Mas qual o inimigo da igualdade? É o orgulho”... “os inimigos da liberdade são, ao mesmo tempo, o egoísmo e o orgulho”.
            O mestre lyonês considerou, ainda, que quando há dominação e injustiça no meio social, há maior possibilidade de conflitos agressivos entre os indivíduos e grupos na busca dos instrumentos do poder, ou para os oprimidos saírem do jugo ou para que as ações dominadoras mudem de mãos.
            Como remédio para tamanho mal, sugere Kardec que cada um de nós trabalhe para “extirpar o vírus do orgulho e do egoísmo”. Somente assim o convívio coletivo possibilitará a consolidação de instituições e condutas que proporcionem o amparo aos fracos, a superação da ignorância, a realização da justiça, a imunização contra os desvios interesseiros e o cumprimento sensato dos deveres de cada um. Essa é a fórmula para a conquista do bem-estar íntimo e público, a paz individual e social.           
           Observemos que Allan Kardec não se opõe contra pessoas nem grupos, mas contra sentimentos individualistas e idéias materialistas, pois não iremos por fim ao mal destruindo os maus, mas colaborando para sua auto-educação na direção do bem.
            Sonho distante? Mas certamente possível. E quanto mais intensamente colaborarmos com a educação e a reforma moral, nossa e dos demais seres humanos, mais rapidamente os  bons resultados serão alcançados. É a felicidade social, portanto, a nossa felicidade, que está jogo.

5 comentários:

  1. É A AUTO-EDUCAÇÃO QUE OS CRISTÃOS NA SUA MAIORIA AINDA NÃO PRATICAM.PRATIQUEMOS COMO O CRISTO NOS ENSINOU;QUE COM CERTEZA TUDO SERÁ MELHOR.PAZ EM CRISTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Auto-educação"? Tenho minhas dúvidas com relação a esse conceito. O que ele significa? Nós podemos nos educar sozinhos?

      Excluir
    2. Auto-educação é o nosso trabalho de mudança íntima, aprendendo a controlar paixões e emoções e a exercitar bons sentimentos por nós mesmos e pelos outros. Como nos disse Jesus: "Amar ao próximo como a si mesmo". Ninguém ama ao próximo e a Deus se não souber amar a si próprio, sem egoísmo e orgulho desmedido.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu não concordo nem um pouco!!
    Se o mundo é um mundo de espiações, não viemos aqui para "auto educarmos" estamos em uma escola 24:00horas por dia, viemos aqui nada mais e nada menos para aprendermos, aqui a gente aprende com o bem e com o mal, com erros e acertos..
    O que o espirita tem de diferente ainda das outras religiões é a questão neutra na parte politica e na nossa forma de pensar. o livre-arbítrio, cada um segue oque achar melhor, e isso irá gerar uma causa.
    Essa visão socialista é uma visão teórica, coloque isso na pratica e vc virá povos escravizados, como em qualquer país comunista ou socialista.

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.