terça-feira, 28 de setembro de 2010

O MAIS BELO ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL



A Lei Fundamental do ordenamento jurídico brasileiro, que também é base para a ação política, é pródiga de expressões capazes de inspirar contentamento, principalmente se fossem empregadas integralmente. Mesmo que ainda careça de aplicação, a beleza da Constituição Brasileira se manifesta nos ideais que representa: justiça, liberdade, respeito às diferenças, proteção aos mais necessitados, entre outras tantas metas que, certamente, serão o resultado das conquistas morais de nossa sociedade.

De todos estes ideais consagrados na Lei Maior, inclino-me, particularmente, à beleza do artigo 225, que transcrevo:

“art. 225 CF – Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Mesmo com toda a importância do tema “meio-ambiente”, o ponto que desejo destacar aqui é o conteúdo moral encontrado na norma. Acredito que este artigo representa, como nenhum outro, os ideais de solidariedade e fraternidade mais nobres, pois demonstra cuidado não somente com o indivíduo, mas com o conjunto da sociedade, tanto a presente quanto a futura.

A capacidade de pensar nos outros indivíduos de modo cuidadoso e meigo é um grande avanço moral do ser humano, postura que foi ensinada pelo Mestre Jesus: “faz aos outros o que deseja para ti mesmo”. Quando desenvolvermos o amor ao próximo, saberemos cuidar até daqueles que não convivem diretamente conosco e ainda dos que vão nascer, ou seja, as gerações futuras indicadas no dispositivo constitucional.

Além do mais, o mencionado artigo nos alerta sobre a necessidade de praticarmos os nossos deveres para que possamos usufruir de direitos, estimulando-nos ao cumprimento de nossa responsabilidade pessoal e coletiva, indicando que não devemos só esperar ações dos governantes e que a conduta de cada indivíduos é de fundamental importância para o bem comum.

No momento em que percebermos que o bem-estar individual é proporcional à nossa contribuição para o bem comum, iremos construir uma sociedade justa, harmonizada, pacífica e, realmente, civilizada.

Que os ideais de responsabilidade e fraternidade inspirem nossa conduta nas eleições do dia 03 de outubro, para que possamos construir uma sociedade mais bela, inspirados pelo amor do Mestre Jesus Cristo.

Muita luz e paz a todos os que acompanharam e contribuíram com o blog ESPIRITISMO E POLÍTICA.

9 comentários:

  1. Gostaria de dar uma sugestão: Juntar esses artigos e transformar em um livro, e que nas próximas eleições(2012,2014...) você publique esses e outros artigos sobre esse tema nos jornais do nosso Estado, pois chegará àqueles que não tem tanta intimidade com o computador ou não tem acesso!!!!!

    É apenas uma sugestão!!!!

    Joaquim Santana Neto, Teresina-PI.

    ResponderExcluir
  2. Caro Joaquim,

    Grato pela sugestão. Ficaria muito feliz se isso fosse possível. No entanto, alguns companheiros de outros estados já publicaram alguns destes artigos em periódicos locais, para distribuição nos Centros Espíritas das suas respectivas regiões, ou seja, com esta contribuição, está havendo uma maior popularização destas reflexões.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    gostaria de citar aqui que Kardek era um educador preocupado com as questões sociais, que militava pela educação popular ( sou educadora popular e espirita), citava inumeras vezes Marx e Engels, digamos em nosso tempo tempo os direitos HUmanos, que não entra somente no ambiente social equilibradamente sustentável, mas engloba tudo. Tenho observado nestes ultimos oito anos de governo que o pobre tem valor, tem seus direitos assegurados, suas vidas com teto e saúde. Não digo todos mas uma grande parte, por isso, resolvi te escrever, entrei somente hoje dia 07/10/10, pois temos um 2º turno e nós temos uma responsabilidade enorme em nossas mãos. Que ajudemos nossos irmãos a continuar vendo esse caminho que foi aberto nestes últimos anos, com mais descencia e dignidade, sendo cidadãos como esta constituição com todos seus direitos assegurados.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Galeno,
    sou inconformado com a postura passiva de muitos espíritas, descalabros políticos acontecem ao nosso lado e nada fazemos para tentar mudar.
    Compreendo que ser espírita não é estar dentro de um centro contemplando obras ou em preces, é importante, mais precisamos também trazer nossas crenças para nossas vidas como um todo, viver com os olhos voltados para os outros, sair do egoísmo plantado em nossos corações e buscar meios de cooperar objetivamente com a humanidade.
    A nossa realidade política é triste, corrupção, esmolas estatais trocadas por votos, falta de oportunidade, acomodação e cultivo de valores sociais odientos.
    Não me considero idealista, vejo que nós espíritas, temos que ultrapassar os muros dos centros espíritas e adotar comportamentos ativos na sociedade, sempre condizentes com os valores trabalhados na doutrina espírita, temos que levar a público discussões que interessam a sociedade, cobrar posicionamentos dos políticos sobre temas de grande importância social, buscar educar o povo politicamente e lutar por um mundo de oportunidades iguais.
    Parabenizo-o pela brilhante idéia de reunir temas tão importantes por meio deste blog, coloco-me à disposição de vocês para o desenvolvimento de ações nesse sentido.
    Um grande abraço, Túlio Andrade.
    Centro Espírita Lar de Jesus, Teresina/PI
    tulio.andrade72@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já há que tempos que estava para divulgar o vosso excelente blog. Aqui vai:

    http://blog-espiritismo.blogspot.com/2010/10/desinteresse-pela-politica.html

    Continuem o bom trabalho,

    AA

    ResponderExcluir
  6. Acredito que somos governados por espíritos inferiores e materialistas, infelizes pois o futuro os aguarda com um apagão na alma.

    Tadeu-Espiritismo para todos

    ResponderExcluir
  7. Sou médico, espírita e oficial da reserva do Exercito Brasileiro e em tempos de transição planetária, gostaria que o amigo se possível, analisasse o sétimo artigo da CF, principalmente o seu artigo único que diz que é vedada a guerra de conquista! Não sou jurista, mas acho que não são muitos os países que tem um dispositivo deste em sua Carta Magna, e menos ainda, os que nunca usaram da guerra de conquista na sua história! Anderson Mendes

    ResponderExcluir
  8. Confie e segue adiante

    -São momentos difíceis vividos nesta fase em que o planeta se encontra, para muitos reincidentes no erro sabem o peso da responsabilidade e o quanto custará a cada um uma nova queda para mundos primitivos, por isso os tormentos por hora enfrentados em todo o planeta.
    -Mas a falange que tomou por lema o amor e a caridade, saberá percorrer o caminho certo, por isso não temas mal algum os anjos de Deus vos guiam para que tuas palavras de Amor e esperança penetrem nos corações mais endurecidos.
    -Confie e segue adiante, brilha a luz divina sobre os dois mundos, onde não poderão mais esconder-se os falsos profetas onde os mais simples conquistarão a misericórdia divina.
    -vós não estareis sós na confirmação das verdades eternas, a voz dos espíritos se fará ouvir em todo o orbe terrestre. Não temereis mais em falar das coisas espirituais, falareis de espírito para espírito.
    -Estamos certos que a compreensão se fará presente entre as grandes massas das nações, e com certeza terás em teu caminho muitos apelos a atender, muitas lagrimas a secar e muito Amor a se doar.
    -Mas meus irmãos, não será aqui o fim das dores do mundo, mas o começo da sua regeneração.
    -Por isso não procureis grandes transformações nos campos morais, pois ainda a muito a se fazer para que se consolide a verdade universal da imortalidade do ser.
    -As utopias deixarão seus lugares para dar lugar as Bem- aventuranças, mostrando para cada um de nós que, quem confia em Deus Segue sempre Adiante.
    (D A R)
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Marko, seus artigos são maravilhosos.Parabéns.
    Gostaria de saber se posso publicar os mesmos no facebook?

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.