domingo, 12 de setembro de 2010

INFANTILIDADES NA POLÍTICA



Ao tentar analisar, sobriamente, a nossa conduta política, percebemos como ainda estamos em um atrasado estado de infantilidade moral, marcado por sentimentos mesquinhos, como o egoísmo, a inveja e o despeito. Apesar de registrarmos avanços, muito nos falta para alcançarmos a maturidade moral.

Dentre estes comportamentos tolos, gostaria de salientar alguns dos mais comuns e refletir sobre suas causas e consequências:

VOTAR EM QUEM ESTÁ NA FRENTE – Conhecida popularmente como “Maria vai com as outras”, a pessoa que vota em quem aparece melhor nas pesquisas, demonstra falta de segurança nas suas próprias decisões. Estes eleitores não querem “perder o voto”, ou seja, rejeitam o sentimento de derrota por não eleger seu candidato. É o mesmo que torcer para o time que está ganhando, para não ferir o orgulho com a marca de “perdedor”.

TORCER CONTRA OS QUE GANHAM – Os membros da turma do “quanto pior melhor” torcem para que os seus adversários cometam falhas e, muitas vezes, até colaboram para que atitudes equivocadas ocorram, de modo a mostrar que foi um erro escolher um determinado candidato. Esta postura contraria a recomendação cristã de amar os inimigos, ou seja, agir de maneira caridosa com os nossos adversários e torcer para que suas condutas possam ser sensatas e capazes de beneficiar toda a coletividade.

HUMILHAR OS ADVERSÁRIOS DERROTADOS – Utilizando músicas debochadas, toques de buzinas, fogos de artifício, muitos candidatos e eleitores bem sucedidos nas campanhas, não perdem a oportunidade de ridicularizar os perdedores. Agem como se estivessem alcançado um prêmio para usufruto próprio e não uma grande responsabilidade, pela qual será cobrada uma prestação de contas.

VOTAR EM BRANCO OU NULO – Já falamos sobre o “voto de protesto”, que não costuma trazer bons resultados. Nesta mesma linha, muitos mostram sua insatisfação através dos votos em branco ou nulos. Às vezes até por desconhecimento da legislação, grande parte dos que adotam esta postura não percebem sua ineficiência, pois estes votos não são levados em consideração na contagem, apenas os votos válidos. Muitas vezes falta informação, antes de uma tomada de decisão.

Estes comportamentos infantis em nada dizem respeito à orientação evangélica, que nos recomenda ser semelhantes às crianças para merecermos o Reino de Deus. Naquela oportunidade, Jesus falava da necessidade de sermos simples e humildes. Porém, a infantilidade moral na política é um desajuste que dificulta a prática séria de atitudes de respeito à coisa pública e que colaborem para o bem comum.

6 comentários:

  1. Que o mestre nos ilumine na eleição ... o resultadopoderá ser de grande perda pro país. Belíssimo artigo, merece ser retwitado. Abraço fraterno
    isabelllinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Marko,

    Acabei de conhecer teu blog e achei fantástico teu trabalho!! Adorei os textos!! Parabéns e continue assim!! Grande contribuição a sua, precisamos cada vez mais dessa consciência política!! Espero que seu blog continue ativo mesmo depois das eleições! Coloquei o link do teu blog no meu, ok?

    Abraços fraternos!

    Adriana.

    ResponderExcluir
  3. Cara Isabellinha,

    Você está certa. É por isso que nós, espíritas, não podemos ficar de braços cruzados diante desta possibilidade. A nossa contribuição é estimular atitudes conscientes e responsáveis, a começar pelo nosso próprio exemplo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara Adriana,

    Obrigado pela visita e pelo importante incentivo. Também adorei o seu blog (ESPIRITA NA NET) e tenho que visitá-lo muitas vezes para dar conta de acessar tantos links interessantes.
    O ESPIRITISMO E POLÍTICA foi criado para existir até às eleições, mas, após este carinhoso estímulo, poderei rever esta decisão.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Excelente seu blog, meu amigo!
    Um grande abraço,
    Saudades!
    Katiane

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog,achei seus artigos super interessante.PARABÉNS. Continue com este belíssimo trabalho,vale a pena. Que Deus o ilumine sempre, abraços.Elza

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.