quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MUDAR O MUNDO OU MUDAR DE MUNDO?


A instrução espírita nos faz entender a condição terrestre de mundo de provas e expiações, onde ainda predomina o sofrimento, como consequência do mal praticado pelos seus habitantes. Ao mesmo tempo, nos faz contemplar o Universo e vislumbrar mundos onde a fraternidade e a felicidade prevalecem. Diante disto, cabe perguntar: até que ponto os relatos acerca de planetas felizes nos deixam desinteressados quanto aos nossos compromissos em relação à morada terrena?

Em diálogos com companheiros que fazem fileiras no Movimento Espírita, percebemos indicações de que seria um alívio encarnar em algum destes mundos felizes e se libertar de tantas mazelas encontradas na Terra: violência, corrupção, exploração e iniquidades. O que parece uma pretensão justa, pode se revelar mesclada de sentimentos egoístas, preocupada com o bem-estar próprio e indiferente ao sofrimento de quem ficaria atrás.

O entendimento espírita não se limita a oferecer metas individuais de felicidade e paz, esclarecendo-nos que estas conquistas ocorrem quando colaboramos para alcançá-las coletivamente. Assim, passar toda a encarnação se comportando de forma a conseguir a transferência para mundos regenerados parece muito pouco. No entanto, unir esforços para a melhoria do planeta onde a bondade divina nos alocou, colaborando para o bem comum, parece ser mais condizente com a Lei de Amor ensinada pelos benfeitores espirituais.

Agir para melhorar este planeta é fazer a nossa parte no cumprimento das obrigações, na reforma das leis e instituições, na participação ativa no meio social onde estamos inseridos, inclusive no aperfeiçoamento do comportamento político, para que seja mais fraterno e justo.

A campanha política está nas ruas, apresentando-se como mais uma oportunidade de realizarmos escolhas positivas para a coletividade. Mesmo que a poluição visual e sonora nos faça ter vontade de morar em outro planeta, precisamos entender a importância do momento atual. Negligenciar esta oportunidade de mudanças, como se nosso interesse estivesse em outro orbe, é uma atitude egoísta que não contribui para tornarmos o nosso “mundinho” um pouco melhor.

7 comentários:

  1. sempre leio, mano, e concordo com tudo que diz respeito à moral, conduta, ética e procedimentos.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas visitas meu irmão.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Acho que nem mudar o mundo, nem mudar de mundo... Creio que precisamos, na verdade, é mudar a nós mesmos...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog,
    está muito bom, me identifiquei muito, me identifico muit com a doutrina espírita também, apesar de ter conhecido ela a pouco tempo..
    Política, aaaah a política acho que o nome do meu blog diz tudo hahahaha...
    bom, parabéns mais uma vez!
    beijos,
    Isa

    quando puder, vai la conhecer o meu blog..
    http://jovenspolitizados.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. POR UM MUNDO MELHOR,VAMOS NOS MELHORAR,GENTE.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela posição crítica acerca do Movimento Espírita. Achei maravilhoso o que li. Fique em Paz. Nicoly

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas excelentes reflexões; o Espiritismo nos ensina a ação e condena a passividade diante do mal ; portanto, façamos a nossa parte e com certeza , conseguiremos o mundo que almejamos

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.