domingo, 11 de julho de 2010

O ÓBOLO DO ELEITOR



De que forma podemos tornar melhor a sociedade onde vivemos? No capítulo XIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec nos dá uma indicação: “aquele que quer sinceramente se tornar útil aos seus irmãos, para isso encontra mil ocasiões; que as procure e as encontrará”. O alerta é oportuno para os que somente lamentam a sujeira na política, convidando-nos a fazer alguma coisa para torná-la melhor.

A reflexão acima serve especialmente para os eleitores sem envolvimento com condutas clientelistas de troca de favores, que desejam uma política mais limpa, porém, sentem-se sem esperanças de que melhore. Para que nossa realidade se transforme, temos que utilizar bem e confiar no nosso instrumento de participação: o voto. Mas parece tão pouco, tão sem importância um voto, diante de tanto dinheiro despejado na captação ilícita de sufrágio.

Quando acharmos que nossa participação sincera e desinteressada for pequena, que nosso único e simples voto não vale muita coisa, lembremo-nos da viúva defronte do gazofilácio (Mc XII,41 a 44), depositando seus parcos recursos no templo da sua fé em louvor ao Criador. Aquela mulher simples deixou não só duas moedas, mas deu uma lição inestimável à humanidade, sendo destacada pelo Mestre Jesus como a que tinha oferecido a maior contribuição entre os que apresentavam oferendas.

Quantos de nós dizemos: “queria ter muito dinheiro para entrar na disputa política e botar para correr toda esta corja de políticos sujos e incompetentes”, porém, se não temos os recursos financeiros ficamos inativos e rabugentos, isso quando não nos deixamos levar pela correnteza dos interesses passageiros.

A nossa democracia nos faculta o voto, que, para alguns, parece um recurso muito pequeno, mas é uma das formas que temos para participar. Se esta participação for ética, responsável e consciente, certamente ela terá imenso valor no meio coletivo, muito além de nossa percepção, como foi a contribuição da viúva que depositou sua oferenda no gazofilácio.

É claro que outros têm mais força, recursos e conhecimentos para fazer um pouco mais, além do seu próprio voto. Seja em campanhas educativas, seja na participação em instituições fiscalizadoras, seja na divulgação de fatos relevantes ou qualquer outro meio, o bem e a justiça esperam a colaboração dos que podem dar sua oferenda.

Por menor que pareça nossa contribuição, se esta for motivada por sentimentos de fraternidade e esperança, certamente ela será somada a muitas outras que surgem com propósitos semelhantes e, mais cedo ou mais tarde a política se tornará melhor. O valor desta participação consciente e responsável, aparentemente pequeno, é expressivo e possibilita caminhar na direção do bem mais valioso: a consciência tranquila.

5 comentários:

  1. Foi uma das melhors reflexões que já li, vou pensar mais seriamente em meu óbolo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Ribamar,

    Ainda bem que temos o ponto de vista espírita para ampliar nossa percepção, pois o que parece de pequeno valor (óbolo), acaba se mostrando de grande importância.
    Seria bom se todos nós pensássemos mais seriamente nisso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo blog amigo, muito esclarecedor para o Movimento Espírita.

    Geraldo Valintim
    Fortaleza - CE
    meu blog: valintim.blogspot.com

    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra,de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal 1914, RJ. Obras Completas p.86, Rui Barbo)"

    Gost

    ResponderExcluir
  4. Temos um Correio Espírita eletrônico o COMECE Correio das Mocidades Espíritas do Ceará e estaremos indicando aos jovens o acesso a este Blog em nossa publicação de Agosto na Coluna BLOGANDO. Acompanhe nossas edições até julho 2010 no link http://www.comece.blogspot.com/

    fraterno abraço
    Geraldo Valintim

    ps.; A edição de agosto sai no primeiro dia do mês.

    ResponderExcluir
  5. Caro Geraldo,

    Obrigado pelas palavras de estímulo. Espero que os benfeitores espirituais colaborem para que nosso intercâmbio seja proveitoso.

    Grande abraço para você, para todos do Movimento Espírita do Ceará e para os jovens que acessam o COMECE.

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.