domingo, 16 de maio de 2010

OS ESPÍRITAS EM ANO DE COPA E ELEIÇÃO



No dia da publicação deste artigo faltam 26 dias para a Copa do Mundo de Futebol da África do Sul. Neste momento, a maior parte da nossa atenção já está voltada para os “gladiadores” de uniforme amarelo, sobre os quais são depositadas tantas esperanças.

É impressionante ver a mobilização em torno da Copa do Mundo. Quase todas as propagandas de televisão remetem ao tema. Nas discussões entre amigos, colegas de trabalho, estudantes, nos ponto de ônibus, nas recepções de consultórios, nos noticiários, esse é o assunto predominante. Claro que entre nós, espíritas, o interesse não é menor.

Como é bom ver o Brasil se destacando no cenário mundial, sendo referência. Como é bom quando o time brasileiro chega à vitória e a nossa auto-estima alcança os cumes da satisfação, pelo sentimento de nacionalidade. Claro que nós, espíritas brasileiros, também vibramos, torcemos e nos emocionamos como quase todo compatriota e esperamos o hexacampeonato para o Brasil. Já dá para imaginar as ruas coloridas e decoradas, as carreatas e as bandeiras expressando o nosso amor pela pátria amada.

No dia da publicação deste artigo faltam 141 dias para as Eleições 2010. Será a maior eleição informatizada do mundo, com cerca de 130 milhões de eleitores, que escolherão 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais, 1059 deputados estaduais e 1 presidente da república. Entretanto, apesar de ser um acontecimento de grande importância para a organização social, que irá interferir bastante nas condições de vida da população, os brasileiros não se preocupam tanto com o tema, se comparado à Copa do Mundo, inclusive nós, espíritas.

Como será bom, quando estivermos comprometidos com o nosso sentimento de amor pela nação que nos acolhe e encararmos as eleições com mais seriedade e responsabilidade, para que possamos alcançar vitórias muito mais expressivas que um campeonato de futebol: conquistas na educação, na saúde, na preservação ambiental, no lazer, no apoio à população carente e em tantos outros desafios que precisamos enfrentar.

Nesta tarefa, o Espiritismo pode nos dá uma grande ajuda na formação da seleção que fará a nossa sociedade melhor. Para nos defender dos ataques do mal, escalamos a fé em Deus. Na zaga colocamos o perdão e a mansuetude. Nas laterais selecionamos o bom senso e a indulgência. No meio-de-campo é imprescindível a instrução, a razão, além da paciência e a esperança no futuro. Para o ataque não podem faltar os maiores artilheiros: a humildade e o amor.

Com esta seleção, que tem à frente da comissão técnica o professor Jesus Cristo, teremos muitas vitórias a comemorar, em especial contra os adversários mais difíceis: o materialismo, o individualismo e a negligência.

7 comentários:

  1. GOSTARIA DE AUTORIZAÇÃO PARA REPRODUÇÃO DESTE TEXTO EM INFORMATIVO INTERNO COM TIRAGEM DE 150 EXEMPLARES GRATUITOS A SER ENTREGUE NA PRIMEIRA SEMANA DO MES DE JUNHO/2010 NO GRUPO ESPÍRITA PADRE GERMANO - JUIZ DE FORA - MG.
    PARABENS PELO BELO ARTIGO.
    JOSE CARLOS ZAGHETTO DOS SANTOS
    enail : zaghetto@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se, de alguma forma, os textos publicanos neste blog puderem contribuir para uma reflexão proveitosa a respeito da influência positiva do Espiritismo na vida social, fico bastante satisfeito de permitir que outros interessados utilizem o conteúdo aqui postado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bom Dia
    Adorei o seu texto. Vamos organizar um mural e colocaremos sua escalação para formação de uma sociedade melhor. Iremos acrescentar os goleiros – vigiar e orar. Muito obrigada. Jesus nós abençoe sempre.
    Cristiane Souza MT

    ResponderExcluir
  4. A nossa seleção é como a de futebol: tem muitos técnicos mas, enquanto nesta não podemos interferir, na nossa todos podem participar. Seja bem vinda para contribuir com a escalação.
    Obrigado pela visita.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola meus amigos e irmãos.

    Meu nome foi aprovado pelo Partido Verde, em convenção para disputar as eleições de 03/10/2010 com candidato à Dep. Federal pelo Rio Grande do Sul com o nº 4302, esta indicação me deixa muito feliz e honrado por fazer parte desse momento da história de nosso País. Espero contar com o apoio daqueles que acreditam em meus ideais com uma sociedade mais fraterna, mais humana,que ao mesmo tempo promova a justiça social. E que a preocupação com o meio ambiente ganhe cada vez mais simpatizantes, pois preservar o meio ambiente é valorizar a vida. E para tentar, se não acabar com a violência dos tempos atuais, enquanto DEPUTADO FEDERAL atuarei em favor dos direitos civis e apresentarei no Congresso Nacional projeto de lei para que seja adotada como pena máxima a Prisão perpetua no Brasil, pois eu como cristão e espírita praticante (Médium Kardecista) sou totalmente contra a pena de morte defendida por muitos de nossos irmãos. Quantos condenados tiveram a sua inocência provada depois de anos encarcerados e como a sociedade irá reparar a dor de uma família que perdeu um de seus entes queridos? "Não cabe aos homens a decisão entre a vida e a morte."
    Me ajudem a divulgar minha proposta e me conheçam através dos seguintes endereços de contatos:
    jcruas.spaces.live.com - Orkut(Jorge Ruas) - Fone:51-9656-9409
    e-mail:jcruas@hotmail.com - http://twitter.com/jcruas

    ResponderExcluir
  6. Espiritas, o que significa comunismo? Vem de comum. Todos somos iguais perante Deus. Jesus na verdade foi o maior dos comunistas. No entanto, hoje, o comunismo não passa de utopia. Como fazer o ser humano prosperar sem o impulso ganancioso? No atual estágio da humanidade não tem como. Então aceitamos o capitalismo como o sistema que melhor se adapta as condiçoes atuais da humanidade. Porém, se o impulso ganancioso não tiver freios, contrapesos, temos como resultado o chamado neo-liberalismo. Ou, a importância absoluta do capital. Do ter em detrimento do ser. Da era FHC. Da crise financeira de 2008. Portanto o caminho, que já beneficiou tantos irmãos necessitados, é o que o presidente Lula indicou. Teve problemas sim, porque bombardeado pelas forças conservadoras que viam desafiadas por um governo que tentava acolher a todos. Portantos, caros colegas espíritas, não deem ouvidos a essa mídia que pertenece justamente a esse poder ameaçado. Olhem com um pouco mais de cuidade e verão que o caminho é a continuidade do governo Lula.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. EU ACHO QUE O ESPÍRITA TEM É QUE FICAR ATENTO NO TOCANTE Á ELEIÇÃO!OS ENSINOS DE JESUS CRISTO JÁ SÃO SUFICIENTES PARA NÓS HUMANOS,EM TODAS AS ÁREAS.NÃO SEI QUEM FOI,MAS JÁ VI UM INTEGRANTE ESPÍRITA A FAVOR DE DETERMINADO CANDIDATO EM PLENO SITE ESPÍRITA.TEMOS QUE TOMAR CUIDADO,JESUS CRISTO É MODELO DE CONDUTA,E DUVIDO QUE FICARIA A FAVOR OU CONTRA ALGUÉM,POIS SABE O TAMANHO DA NOSSA IMPERFEIÇÃO.Já fui em outros sites religiosos,e políticos,e vai ALERTA FRATERNO:NÃO VAMOS FAZER CAMPANHA PARA NINGUÉM!VAMOS FAZER CAMPANHA PARA JESUS CRISTO,PARA NOSSA REFORMA ÍNTIMA.E aí,o mundo,e o BRASIL será modificado;caso nos modifiquemos!

    ResponderExcluir

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.