sábado, 3 de abril de 2010

ESCÂNDALOS E ABUSOS: REGRESSO MORAL?



É preocupante ver a expressão de desânimo de pessoas de boa índole, trabalhadoras, cumpridoras de suas obrigações, cidadãos esclarecidos completamente sem esperanças diante de tantas notícias de escândalos, abusos e corrupção envolvendo os ocupantes de cargos eletivos. Essa preocupação se amplia quando, ao invés destas pessoas insatisfeitas agirem firmemente para a mudança da realidade, ficam apáticas, inertes e descrentes quanto à possibilidade de avanços e melhoria do ambiente político.

A causa de tamanho desânimo pode estar na forma como percebemos a realidade que nos cerca, muitas vezes baseada em critérios imediatistas e materialistas. Noutros casos percebemos os acontecimentos de forma muito limitada e imprecisa. Necessitamos ver as coisas de um ponto de vista que considere a nossa condição de seres criados por Deus para a integração (solidariedade) e eternidade.

A Doutrina Espírita nos explica que não há retrocesso moral (L.E.-118)*, mas por que parece que as coisas ficam piores com o passar do tempo? Porque passamos a compreender melhor o mal e que aquela realidade não é mais aceitável, fazendo, então, surgir o anseio de reformarmos nossas atitudes e instituições (L.E.-784)*. Observemos bem e veremos que os fatos que hoje repudiamos eram tolerados e aceitos em outros tempos pela nossa sociedade. A consciência da necessidade de mudar é o início do progresso.

Diante disso, apelamos aos homens e mulheres de boa vontade, que desejam ver o progresso social, que se inquietam com as injustiças, que aspiram ao bem comum para não desanimarem, não deixar enfraquecer a esperança. Lembremos que os maus somente dominam em nossa sociedade pela fraqueza dos bons, pois no dia em que estes quiserem, dominarão(L.E.-932)*.

Vamos unir os nossos esforços na fé em Deus, na superioridade do amor e na vivência dos ensinos morais de nosso Mestre Jesus, para nos mantermos atuantes e firmes na busca pelo progresso de nossa sociedade. Podemos debater os atos dos eleitos, acompanhar os acontecimentos da política, instruir a população, mas não podemos ficar desanimados. Nós temos um raio de influência no meio onde estamos inseridos e precisamos influir positivamente.

É claro que o nosso Brasil tem jeito e o nosso inconformismo quanto aos escândalos de corrupção e ineficiência são o início dos avanços que iremos alcançar, seja para nós, seja para as gerações seguintes (das quais também poderemos fazer parte).

*L.E. - Livro dos Espíritos e questão correspondente ao assunto abordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua contribuição será muito bem vinda. Obrigado por participar. Que o Mestre Jesus nos ilumine.